BEM-VINDO

Gostaria de deixar claro que o evangelho de Jesus Cristo é para mim motivo de honra,“porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê...”(Rm 1:16). Tenho, porém, a cada dia, mais vergonha do evangelicalismo pregado nos púlpitos de algumas igrejas e vivido por muitos de seus membros.

O espírito mundano tem assolado e impregnado as mentes e corações do povo de Deus, como um mal que se alastra em todos os setores da vida religiosa: doutrina, liturgia, fé e padrões de conduta. A tal ponto que muitos crentes sinceros, mas negligentes quanto ao conhecimento das Escrituras, têm se deixado enredar “pela astúcia de homens que induzem ao erro” (Ef 4:14).

ARQUIVOS DO BLOG

domingo, 28 de fevereiro de 2010

O Combate Cristão



Clique AQUI
(Slideboom)

Tema: O Combate Cristão
Ensino: Quais são as armas para o combate da vida cristã
Texto: Ef 6:11-18
Classe: Senhoras
Pré-aula: Hino Castelo Forte
Recursos Visuais: Powerpoint

INTRODUÇÃO
É correto vestir-se adequadamente conforme a ocasião: Atletas, visitas a lugares especiais, festa, etc. A Bíblia nos alerta sobre um Combate e diz que devemos estar vestidos com vestes apropriadas.

I. O INIMIGO
No texto lido (Ef 6:11-18), a Bíblia diz que nossa batalha é contra Satanás e seu Reino (vs.12).

Tem um Reino - Satanás é inimigo de Deus e de nossas almas. Ele reina sobre o mundo incrédulo. Ele é o deus deste século.
2 Co4:4  Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
 Tem um Príncipe (do mundo)
Jo12.31 Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.
Tem Fronteiras
Hb 2.15 – “... todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida.”
Rm 5:21 – “... o pecado reinou pela morte, ...”


II. SEU EXÉRCITO
1. SÚDITOS
• Seres espirituais, invisíveis, anjos caídos, espíritos malígnos. São incontáveis.
Apocalipse 12:9 E foi expulso Satanás, o sedutor de todo o mundo, e, com ele, os seus anjos.2 Coríntios 11:15 Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras.Marcos 5:9 Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião (+ 6.000 homens) é o meu nome, porque somos muitos.

2. ESCRAVOS
• Seres humanos
Mateus 16:23 Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.1 Timóteo 4:1 Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,1 João 5:19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.

III. A ESTRATÉGIA
• Vs. 11 – ciladas – Sempre através do engano (1Tm 4:1), sedução, mentira (Jo 8:41), tramas, armadilha... maquinações... traiçoeiro !!
• Nas guerras há delimitação do tipo de armas (ex: Atômicas, Químicas), mas nesta batalha as armas não são declaradas, e o inimigo poderá ser da nosa casa, trabalho ...

IV. NOSSAS FRAQUEZAS: DESEJOS
I João 2 : 16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
• Concupiscência da carne
Gálatas 5:19-21 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia (sensualidade), idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias (disputa, teima), ciúmes, iras, discórdias, dissenções, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas...Impureza, lasciva:
1 Ts 4:6 Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o SENHOR é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos.
• Concupiscência dos olhos
Mateus 4:8-9 Levou -o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Dois exemplos simples: Propagandas de creme dental e sandálias havaianas: são apresentadas em carros bonitos, praias, gente “perfeita” de corpo ...
Sempre oferecendo algo que na realidade não temos necessidade: Celulares com funções que nunca se usa, fogões de 6 bocas que nunca são acesas ao mesmo tempo porque quatro são suficientes, computadores com capacidade e tamanhos sem necessidades reais, crianças de sandálias de salto alto e pintura ...

Soberba da vida
Gênesis 3:6 Vendo a mulher que a árvore era ... desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu ...O que a Psicologia diz sobre isso? O último modelo para a educação dos filhos.
O movimento de libertação feminista (Pastoras em púlpitos de igreja em clara desobediência ao Senhor, mulheres insubmissas aos seus maridos ...). Sempre devemos ter em mente uma coisa: Satanás não é responsável pelo nosso pecado – ele NOS TENTA !!!
Tiago 1:14-15 Cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.
Tendo um inimigo tão poderoso e apresentando tantos pontos frágeis, como poderemos vencer a Batalha?

V. A ARMADURA
(Vs.11) FICAR FIRMES – A palavra pode ser usada em sentido militar indicando assumir um posto de vigia ou também pode significar ficar sustentar-se numa posição crítica durante a batalha”.

(Vs.13) TOMAI TODA – O verbo está no IMPERATIVO – demanda uma ação imediata.
A palavra era usada como um termo técnico militar descrevendo a preparação final necessária antes do inicio da batalha, com o propósito. resistir, ficar firme contra/cumprir, realizar. Embora a palavra possa significar “chegar à vitória,” aqui significa “ter feito tudo o necessário,” e tudo o que a crise exige, a fim de rechaçar o inimigo e manter a posição.

• (Vs.14) CINGINDO-VOS COM A VERDADE
CINTO ou cinturão – Os soldados romanos usavam de um a três cintos para prender a espada e para proteger a região abdominal do corpo: Segurança e Proteção. Discernimento no sentido Moral, Ético, Religioso.
Jo 14:6 Jesus é a Verdade
8:44 Satanás homicida e mentiroso

• (Vs.14) VESTINDO-VOS DA COURAÇA DA JUSTIÇA
A palavra denomina uma peça da armadura que pode indicar qualquer coisa que, a qualquer tempo, protegesse o corpo entre os ombros e os lombos. O soldado romano mediano usava uma peça de metal, mas aqueles que podiam pagar usavam a melhor disponível.
2 Co 5:21 Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós... nele, fôssemos feitos justiça de Deus.1 João 2:1 ... vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo;

• (Vs.15) CALÇAI OS PÉS COM A PREPARAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ
Pode se referir à CALIGA um forte e pesado sapato usado pelos soldados romanos, ou ao CALCEUS um sapato menos grosseiro que era usado pelos oficiais.
Preparação, prontidão. A palavra pode, porém, neste contexto, ter o significado de “firmemente” e expressar solidez, firmeza, fundamento sólido.
2 Co 5:18 Nos reconciliou... e nos deu o ministério ...Rm 8:35-39 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo, espada? Porque eu estou bem certo de que nem a morte, a vida, os anjos, os principados, as coisas do presente, do porvir, os poderes, a altura, a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

• (Vs.16) EMBRAÇANDO SEMPRE O ESCUDO DA FÉ
ESCUDO. Refere-se ao escudo grande retangular, não ao pequeno escudo redondo e convexo. A referência é ao scutum dos soldados romanos que tinha uma estrutura metálica e, às vezes, uma massa de metal no centro. Frequentemente as várias camadas de couro eram ensopadas e as cadas na água antes da batalha, a fim de apagar os dardos ou flechas incendiários do inimigo – a flechas eram acesas e enviadas ardendo em fogo.
2 Coríntios 10:4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando sofismas.
É Falso que as setas são sempre problemas. Podem ser, muitas vezes, armadilhas "boas" para tentar o cristão a cair em pecado.

• (Vs.17) TOMAI O CAPACETE DA SALVAÇÃO
CAPACETE uma proteção ao redor da cabeça, elmo. O soldado romano usava um elmo de bronze, equipado com protetores para o rosto. O elmo era um item decorativo e caro, que tinha por dentro uma camada de feltro ou esponja que tornava suportável carregá-lo.
Testemunho e Beleza. Lugar de autoridade e destaque. Mente, ouvidos e olhos.
Eva – Dialogou com Satanás.
Jesus – Disse está escrito!
Rm 12:2 – Diz que devemos: “transformai-vos pela renovação ...”

Parecemos com Cristo?
• (Vs.17) E A ESPADA DO ESPÍRITO, que é a Palavra de Deus.
TOMAR, RECEBER. Indica a pequena espada reta usada pelo soldado romano. Instrumento de ataque e defesa.
UNIDA AO CINTO – MANEJAR A VERDADE. Você só vai usar a espada se reconhecer que ela é a verdade.
Hb 4:12-13 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e ... , e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. E não há criatura que não seja manifesta na sua presença

CONCLUSÃO
Toda a Armadura nos é dada por Deus. Cabe a nós usá-la.

(Vs.18) ORANDO E VIGIANDO (PRESENTE CONTÍNUO)
VIGIAR – Ficar acordado, ficar sem dormir, sofrer de insônia, ficar de guarda, ser vigilante. Perseverança, constância.
Verbo era usado no sentido de esperar, esperar ou permanecer diligentemente no trabalho.
É o recurso que você utiliza pedindo a Deus para saber usar cada uma dessas peças.

1 João 5:18-19
Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca. Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.

1 João 5:4
porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

Amém!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário