BEM-VINDO

Gostaria de deixar claro que o evangelho de Jesus Cristo é para mim motivo de honra,“porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê...”(Rm 1:16). Tenho, porém, a cada dia, mais vergonha do evangelicalismo pregado nos púlpitos de algumas igrejas e vivido por muitos de seus membros.

O espírito mundano tem assolado e impregnado as mentes e corações do povo de Deus, como um mal que se alastra em todos os setores da vida religiosa: doutrina, liturgia, fé e padrões de conduta. A tal ponto que muitos crentes sinceros, mas negligentes quanto ao conhecimento das Escrituras, têm se deixado enredar “pela astúcia de homens que induzem ao erro” (Ef 4:14).

ARQUIVOS DO BLOG

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Parábola dos dois Construtores

Para a apresentação em powerpoint,

Clique AQUI

















Parábola dos dois Construtores
Texto: Mateus 7:24-27/Lucas 6:47-49; 1 Pedro 2:5 

No capítulo sete de Mateus Jesus ensinou as multidões acerca de muitas coisas como honestidade, sinceridade, fidelidade e concluiu alertando sobre a necessidade de ouvirem os seus ensinamentos e praticá-los, deixando clara a existência de dois grupos de pessoas: as que ouvem e praticam, as quais Ele chamou de prudentes e àquelas que ouvem e não cumprem, as quais classificou como néscias.

Vamos analisar as características destes grupos tomando duas mulheres como exemplos e ao final verificaremos a que grupo pertencemos.

1. A MULHER PRUDENTE

1.1. CONSTRUINDO SOBRE A ROCHA
“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado (é semelhante) a um homem prudente que (cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce) edificou a sua casa sobre a rocha;” Mateus 7:24

O ALICERCE É JESUS CRISTO
Esta mulher arrependeu-se verdadeiramente de seus pecados, creu e confiou em Jesus como seu Salvador. Foi selado com o Espírito Santo de Deus (Ef 1.13), abandonou a prática do mal, odeia tudo que é pecaminoso e ama o que é bom. É praticante da Palavra.

A PALAVRA
A mulher prudente conhece a Palavra de Deus e é Ela que a ensina, repreende, corrige e educa em toda a justiça (2 Tm 3.16). Ela não se deixa iludir pelos desejos de seus olhos, mas sim, busca os conselhos e orientações que vêm da meditação e da direção do Senhor. Busca o que é melhor para sua família e a beleza somente será importante se estiver dentro dos critérios de qualidade e segurança.

ORAÇÃO
Tem uma vida de oração e intimidade com Deus (Fp 4.6). Antes de tomar decisões busca a direção do Senhor, entregando em Suas mãos os desafios e espera a resposta.

FÉ OPEROSA
Sua fé é demonstrada pelas obras que pratica (1 Ts 1.3). Hebreus 11.33 nos mostra exemplos de crentes cuja fé foi demonstrada pelas suas obras. Esta mulher vai amar o serviço do Senhor, pois é isso que passaremos a eternidade fazendo (Ap 22.3). E, acima de tudo, esta mulher será uma boa auxiliadora de seu marido, estando em submissão e harmonia, sempre buscando a conciliação e o que é melhor para seu esposo e filhos.

ESPERANÇA
Aguarda e anseia estar na presença do Senhor eternamente e vive preparada para responder a todos quantos pedirem razão dessa esperança. Tem amor pelas almas perdidas e está sempre disposta a compartilhar o plano da Salvação.

1.2. TEMPOS DE PROVAÇÃO
“e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa,
que não caiu (não a pôde abalar), porque fora edificada sobre a rocha (bem construída).” Mateus 7:25

Sua religião não a desampara nos momentos de doenças, tristezas, pobreza, desapontamentos, perseguições, morte. A amargura não faz parte de sua personalidade. Sua alma permanece inabalável, nada pode lhe tirar o conforto, o consolo. Sua fé não cede terreno para o desespero.

Sua vida foi construída de fé em fé, tijolo a tijolo, tribulações em tempos passados, esforço, lágrimas. Já gastou tempo em leituras, orações. E agora... colhe as recompensas.

SOFRIMENTO DO JUSTO
Não temos a intenção de analisar mais profundamente o problema do sofrimento do justo. Isso pode ser feito em ocasião mais oportuna, pois levaria muito tempo para ser estudado. Primariamente, sempre que se vê o justo padecer dores, muitos pensam que é disciplina do Senhor e muitas vezes pode ser verdade. Mas existem outros exemplos nas Escrituras e citaremos alguns para deixarmos claro que ao padecermos, as nossas atitudes estarão testificando de Deus. 
• Testemunha de Cristo: Em 1 Coríntios 4:1-2 Cristo nos chama para sermos Suas testemunhas:
“ assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel". 
E mais.
• Testemunha fiel diante de Satanás:
Jó era homem “íntegro e reto” (Jó 1.8) – e foi fiel a Deus diante do acusador de nossas almas.
• Testemunha fiel diante dos Anjos:
1 Co 4.9 - porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens.
Efésios 3:10 - para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais,
• Testemunha fiel diante dos incrédulos:
1 Pedro 4:15-16 - não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outrem; mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome.
• Testemunha fiel diante dos crentes:
Colossenses 1:24 - agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a Igreja;

2. A MULHER INSENSATA

2.1. CONSTRUINDO SOBRE A AREIA
“e todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado (é semelhante) a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia (sem alicerces)” Mateus 7:26

O ALICERCE É SEU EGO
Esta mulher nunca rompeu verdadeiramente com o pecado e seu espírito permanece mundano. Não tem comunhão com Cristo, apena O segue “de longe”. Ela fundamenta sua vida nos próprios pensamentos e juízos de valores. Tem seu código de ética e conduta pessoal e acredita ter sempre razão.

A PALAVRA
Para a mulher insensata a Bíblia não passa de um amuleto de sorte onde ela pode encontrar versículos em ocasião oportuna. Mas absolutamente nunca algo a ser obedecido e cumprido, pois não crê que seja a Palavra de Deus.

SUA RELIGIÃO
Sua Religião não lhe custou nada. Não negou a si mesma, nem abandonou nada para seguir a Cristo. Contenta-se em ouvir os Sermões e aprovar – é uma espectadora do evangelho.

2.2. TEMPOS DE PROVAÇÃO
“e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa,
e ela (logo) desabou, sendo grande a sua ruína ( idéia como de uma brecha numa barragem de um açude)”  Mateus 7:27

Para a mulher insensata felicidade é sinônimo de beleza, saúde e dinheiro. Qualquer mudança nessas condições a deixa completamente desnorteada. Os problemas não serão encarados como obstáculos a serem vencidos e superados em família, com cumplicidade, compreensão, paciência. Ela será a primeira a entrar em pânico. Não servirá de apoio ao esposo, nem de conforto para os filhos.

Quando vêm as primeiras tribulações sua religião a desampara completamente. Junto com os problemas ela desfalece, cai, desanima - “ se desvia”. É um escândalo para a Igreja. Servirá de escárnio – zombaria para o mundo incrédulo – é uma infelicidade para si mesma!

3. Sobre QUE ALICERCE você está edificando sua vida?
“ Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.” 1 Pedro 2:5
4. Se é SOBRE A ROCHA, que tipo de material está usando na construção?
 “contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará.”  1 Coríntios 3:12-13

Amém!



É permitida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste Blog, desde
que o nome da autora seja mencionado e postado o seu link de origem.  
Lei n .9.610,19/02/98.  http://amulhereapalavra.blogspot.com/ 

2 comentários:

  1. Olá, Querido discípula de Yeshua, somos seguidores do seu blog, suas atualizações de postagens etc.
    Gostaríamos se possível fazer parte de sua lista de parceiros, lista blogs em sua pág., para minhas atualizações. E divulgarmos juntos o nome de Yeshua. Ok!

    Voce está em nossa pág.confira!!!

    Obrigado!
    Pr(s). Ronaldo e Joelma Mendes
    www.cvnyeshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Shalom!

    Uma alegria conhecer seu blog. O Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti, e toda a sua família!

    Medite no Sl 36.8,9

    Nele, Pr Marcello

    Visite: http://davarelohim.blogspot.com/

    e veja o excelente vídeo: O Guerreiro Massai

    P.s>>> Caso vc se identifique com o blog, torne uma seguidora!

    Grato.

    ResponderExcluir