BEM-VINDO

Gostaria de deixar claro que o evangelho de Jesus Cristo é para mim motivo de honra,“porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê...”(Rm 1:16). Tenho, porém, a cada dia, mais vergonha do evangelicalismo pregado nos púlpitos de algumas igrejas e vivido por muitos de seus membros.

O espírito mundano tem assolado e impregnado as mentes e corações do povo de Deus, como um mal que se alastra em todos os setores da vida religiosa: doutrina, liturgia, fé e padrões de conduta. A tal ponto que muitos crentes sinceros, mas negligentes quanto ao conhecimento das Escrituras, têm se deixado enredar “pela astúcia de homens que induzem ao erro” (Ef 4:14).

ARQUIVOS DO BLOG

sábado, 1 de abril de 2017

Mulheres Fiéis Olhando para Cristo











Para apresentação, Clique AQUI.

TEMA: MULHERES FIÉIS OLHANDO PARA CRISTO



Texto: Hebreus 12:2
Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus”.


Introdução   

Nós, mulheres, gostamos muito de histórias de amor. O romantismo é uma característica de nossa personalidade: um homem perfeito, um local perfeito, um relacionamento perfeito.... Somos muito sonhadoras. E isso faz que estejamos sempre às voltas com algum tipo de romantismo. Hoje nós vamos falar sobre uma história de amor.

1.    O Amor do Mundo.


O amor no mundo, porém, é construído por um sentimento que retrata a natureza caída da humanidade – o pecado. É um amor finito.
Nele a mulher é exposta à venda como um produto, cuja exposição tem menos pudor a cada dia.
As propagandas em TVs, Redes Sociais, revistas, outdoors e demais meios de comunicação – sempre estão cheias de apelos sensuais: roupas íntimas, decotes, fendas, cenas de beijos e atitudes sensuais – a isso eles chamam de amor.
E Deus, o que diz do amor?

2.    O Amor de Deus – Cristo  o Noivo.


A palavra de Deus define o amor como um compromisso eterno. Podemos ser solteiras, noivas, casadas, viúvas, mas... temos um compromisso eterno com Cristo – nós, a igreja, somos Sua noiva e objeto de Seu amor!
Se um romance aqui na terra nos faz dispensar tanta energia, dedicação e atenção, quão mais encantador será para nós vivermos uma verdadeira história de amor.
E na realidade se atentarmos para os ensinos das escrituras, verificaremos que estamos envolvidas na maior história de amor, jamais pensado em todo o universo: Deus pai escolheu uma noiva para seu filho e enviou o Espírito Santo para zelar e preparar a noiva para as bodas.
Ilustração
Isto nos lembra de um outro casamento descrito na Bíblia, cujas noivas tiveram um período de preparação. O Livro de Ester nos conta que as virgens que foram levadas ao palácio do rei Assuero, para que ele escolhesse dentre elas sua esposa, tiveram um período de preparo de doze meses.
Se para entrar na presença de um rei humano a noiva precisa de preparo, quanto mais nós precisaremos ser preparadas para as Bodas com nosso noivo celeste.
Uma história de amor em que Cristo é o personagem principal, ele é nosso noivo, e precisamos conhecer mais sobre esse evento.
A Bíblia diz que a noiva aguarda Cristo que virá buscá-la e, em suas Bodas, selarão os votos do amor eterno.
Ap 21:9  “Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro”
Somos desafiadas a ver a noiva em cada uma de nós. Verificar nossa fidelidade e olhar para o noivo, Cristo Jesus.

3.    A Noiva


Que a noiva é a Igreja de Cristo, isto já sabemos. Mas soa como algo distante, se não compreendermos que a Igreja é um corpo espiritual, formada por cada crente que foi regenerado. Assim, pensemos: cada uma de nós, individualmente, é a noiva de Cristo.
E como reconheceremos a noiva? Quais suas características?

2.1.  Será limpa.

Mulher infiel – Limpeza Exterior   

A maioria das mulheres gosta de estar sempre limpas e asseadas. Gastamos muito tempo no banho. Tomamos banho até para irmos ao mercadinho da esquina.
Mas será que a mulher que tem essa característica agrada a Cristo? Não. Se essa for sua única preocupação.
Que limpeza cristo espera de nós?


Mulher fiel – Limpeza Interior

Que sejamos limpas pela Palavra, que lava os nossos corações dos pecados.
Ef. 5:25-26 “ ... Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra. ”
Ilustração
Exemplo do arroz. Assim como o arroz lavado na peneira fica limpo, assim também nós devemos nos dedicar a leitura e meditação diária para que Cristo nos purifique.

2.2.  Perfumada.

Mulher infiel – Cheiro do mundo

Nós gostamos de estar perfumadas, e usamos todo o arsenal ao alcance: sabonete, shampoo, cremes, colônia. O perfume que a pessoa usa passa a ser sua marca e poderá ser agradável ou não.
Ilustração
Por exemplo, quando apertamos a mão de alguém muito perfumado, fica o cheiro em nossa mão. Mas será que é esse tipo de cheiro que agrada a Cristo? Não.

Mulher fiel – Fragrância de Cristo.

Que cheiro devemos ter para agradar a Deus? ... A fragrância do conhecimento de Cristo.
 2 Co 2:14-15 “Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do Seu conhecimento. Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. ”



Um aroma agradável... A Bíblia nos diz em Levítico que o pecador deveria fazer uma oferta queimada de aroma agradável.
Lv 1.9 “... e queimará tudo isso sobre o altar; é holocausto, oferta queimada, de aroma agradável ao Senhor. ”
Essa oferta era um tipo de Cristo. Oferecendo-se sem mácula a Deus, satisfeito em fazer a vontade de Seu Pai, ainda que na morte. Recebendo a aprovação. Cristo se entregou por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.
Ef 5.2  “e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.
Para que tenhamos um aroma que agrade a Deus, é necessário entregarmos nossa própria vida em devoção e obediência, com gratidão.
Rm 12:1,2  Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Para que você exale o perfume de Cristo, é necessário que tenha estado em contato com ele. Conhecer Sua Palavra. Obedecê-lo. Viver uma vida santa, que suba aos céus como aroma agradável.
Quanto maior a quantidade de perfume usada, mais forte será o cheiro. Quanto maior o tempo de contato, mais exalará o aroma.

2.3.  Adornada

A mulher infiel se preocupará apenas com a beleza exterior. A Mulher Fiel poderá se adornar por fora: enfeites, vestidos com beleza e graça, mas o importante para esta mulher será o interior do coração (1 Pe 3:4).

2.3.1.   A MULHER INFIEL – USARÁ ROUPAS INSINUANTES 

O curso do mundo dita o padrão de beleza, a roupa da moda, modelo e cor dos cabelos, unhas, pintura do rosto – coisas até feias.
Perda do senso de ridículo. Total desconhecimento do que é decente ou adequado. E nós, mulheres, por índole, somos mais susceptíveis a estes assuntos.
Usam roupas justas, marcando as formas, despertando a cobiça dos homens. Pecando e defraudando.
1 Ts 4:6   “e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador”
O conceito de defraudar é iludir, enganar, visando obter vantagens. A pessoa que defrauda a outra mentiu ou não cumpriu com o que se esperava dela.
Usar roupas sensuais como se fosse lícito, sabendo que está provocando, se expondo, mas aparentando “inocência”... Isso é defraudar.
E muitas vezes vemos esse comportamento dentro da Igreja. Será que essas mulheres foram chamadas por Cristo? Será que compreendem o que isso significa?
Que adorno agrada a Deus? 

A MULHER FIEL – USARÁ ROUPAS PARA GLÓRIA E ORNAMENTO.

Há hoje, no meio evangélico, um grande engano quanto a dizer que Deus vê o interior e não se preocupa com o exterior.
A primeira menção de roupa na Bíblia é em Gn 3:7;21, quando Deus substitui as roupas que agradaram a Adão e Eva por outras de Seu agrado.
Outra menção a roupa são as vestes sacerdotais. Sagradas, desenhadas por Deus, eram para glória e ornamento (Ex 28:2). E vocês já repararam nos detalhes e na beleza delas? Deus se agrada do belo.
Ele estabeleceu não somente os tecidos, mas as cores das linhas que comporiam a peça (Ex 28:5-6).
E sabe o que ele disse da costureira? “Chama alguém que saiba costurar”? Não! “Chama os que são sábios de coração, a quem Eu tenha enchido com o espírito de sabedoria” (Ex 28:3). Assim foram as pessoas escolhidas para preparar as roupas daqueles que oficiariam o culto a Deus.
Você pode pensar: “Tudo isso para uma roupa? ” Sim, as vestes das pessoas que chegariam à Sua presença.
Então você pode dizer: “Bem, isso era para aquele momento”. Mas o que Deus diz sobre nós no NT? Somos reino de sacerdotes do Senhor e estamos todos os momentos na presença de Deus.
Ap 5:9,10  E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação; e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.
A última referência a roupas está em Ap 19, quando trata das Bodas do Cordeiro. O adorno que agrada a Deus são os nossos “Atos de Justiça”.
Ap 19:7-8 “ ... cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos”.
O exterior, que todos podem ver, nada mais é que a manifestação daquilo que está no mais interior do coração, os propósitos – que só Deus conhece.
Lc 6:45   O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.

2.3.2.   A MULHER INFIEL – MOSTRARÁ SUA NUDEZ.

As mulheres infiéis estão sempre buscando a sutileza do engano e da sedução. Não lhes falta oportunidade para descobrir a nudez de seus corpos. A nudez não é algo público.
Ainda sobre as vestes sacerdotais (Ex 20:26) Deus diz: “nem subirás por degrau ao meu altar, para que a tua nudez não seja ali exposta”. E mandou que se fizessem calções de linho, da cintura às coxas, para vestir por baixo. (vv. 42)
Deus descreve Israel como prostituta e adúltera e fala de sua nudez como perda de todo o sentido de vergonha.
Ez 16:36  Assim diz o SENHOR Deus: Por se ter exagerado a tua lascívia e se ter descoberto a tua nudez nas tuas prostituições ...
No hebraico literal, essa nudez é como se fosse igual ao fundo de um objeto esvaziado ficando à mostra. O profeta compara com a exposição do “fundo” da mulher.
Ez 23:18  Assim, tendo ela posto a descoberto as suas devassidões e sua nudez, a minha alma se alienou dela...
Assim fazem àquelas que não conhecem ao Senhor, expondo a intimidade, com sensualidade, deixando os homens boquiabertos, profanando o corpo.

A MULHER FIEL – SE VESTIRÁ COM DECÊNCIA.

Podemos nos adornar por fora, porém, com modéstia e bom senso.
Deus faz comparação entre as vestes que lhe agradam e a exposição da nudez como vergonhosa.
Ap 16:15   “Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha. ”
Ilustração
Existe a roupa adequada para todos os status sociais, cada ocasião, cada idade. Todas já ouvimos falar da Inglaterra. É um país cujo regime de governo é a Monarquia – eles têm um Rei (Rainha).
E é uma coisa muito interessante, pois não só as pessoas da realeza usam trajes adequados ao seu status, como até aqueles que estarão em sua presença.
Agora pensemos um pouco. Se para um rei humano existem esses critérios, que dizer daqueles que professam acreditar estar na presença do Rei dos reis e Senhor dos senhores?
Não nos iludamos! De Deus não se zomba, pois aquilo que o homem semear, também ceifará (Gl 6:7).
O mesmo Deus que desenhou pormenorizadamente as vestes sacerdotais, matou os 2 filhos de Arão, que agiram com irreverência e desobediência.
Lv 10:1-2  E OS filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara. Então saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR.
Mas você pode novamente pensar: “Isso era no VT, uma forma de relacionamento antiga”. E o que dizer de Ananias e Safira, os quais, por seu falso comportamento, Deus matou aos pés dos apóstolos (At 5:1-11).
V.11 e houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas.
E nós, não tememos a Deus por causa de nosso mau comportamento? Tenhamos cuidado, porque o nosso Deus é um fogo consumidor (Hb 12:29).

2.3.3.   A MULHER INFIEL – SERÁ SENSUAL.

As calças justas deixam a mulher com o contorno do corpo – a intimidade, totalmente exposta. E não há nada de inocente ou casual usar algo tão justo e incômodo.  
É uma total perda do propósito original agradar a Deus. Permissividade física maior que o interesse espiritual.
Transformam-se e seres sensuais, depravados no julgamento, pervertidos na vontade, cheios de paixões. Estão sempre em busca do que é sensual e apelativo aos sentidos.
Ez 16:15 “ Mas confiaste na tua formosura e te entregaste à lascívia, graças à tua fama; e te ofereceste a todo o que passava...”
Deus compara a sensualidade com embriagues do vinho.
Os 4:11 “A sensualidade, o vinho e o mosto tiram o entendimento. ”
Quando a mulher tira os olhos de Cristo, estará propensa a ficar obcecada pela beleza do próprio corpo. Sempre testando seus poderes sobre os homens para saber se eles podem resistir-lhes. Eu já vi mulheres com aqueles jeans rasgados ao longo das coxas num clima de 3º C negativos. Que desespero para chamar a atenção!
Sejamos sinceras, se somos crentes, quando usamos essas roupas sensuais, estamos querendo agradar a que tipo de homem? Seria um homem que se preocupa com as coisas espirituais? Cujo coração está na Lei do Senhor?
Eu lhe digo uma coisa, se um rapaz se interessar por você com esses trajes, existe uma chance imensa dele não ser fiel a Deus e poderá fazer você sofrer muito na vida.
Minhas irmãs, eu não estou falando de roupa ou moda, estou falando do comportamento exterior que caracteriza a prostituição espiritual. Mas nada tem sido levado em conta – a sensualidade e a lascívia que dominam o coração têm prevalecido.

A MULHER FIEL – SERÁ DISCRETA. 

Podemos nos fazer formosas por fora, mas com discrição para que nosso noivo celestial não se envergonhe de nós e diga:
Pv 11:22 – “... como joia de ouro em focinho de porco, assim é a mulher formosa que não tem discrição.”
Tenhamos sempre o desejo de conhecer e agradar ao nosso Noivo. E, se quisermos conhecer mais de nosso noivo, precisamos conhecer Sua família para sabermos com que tipo de pessoas iremos conviver no novo lar celeste. Precisamos aprender o modo de viver e padrão de comportamentos. E nos comprometermos!
Quais modelos estamos seguindo?

2.4.  Terá compromisso

A MULHER INFIEL – COM O MODELO DO MUNDO.

Diariamente, somos bombardeadas pelas atrações e informações que o mundo oferece. A imagem substituindo os textos. O perigo de tirarmos os olhos da Bíblia e olharmos para a TV, Internet e redes sociais. A globalização torna todos uma única massa de indivíduos iguais: De Nova York a Jutaí-AM.
O curso do mundo cria os moldes: artistas, manequins, ídolos da música. Padrões de comportamento no namoro, nas amizades no tratamento com os pais, etc. São os ideais a serem perseguidos. Para eles tudo é considerado como normal e lícito.  
Mas, e para nós? Trocas de intimidades pelas redes sociais, conversas no whatsap até tarde da noite, amizades demasiadamente próximas com pessoas do sexo oposto ou até entre casados e solteiros. Sabemos muitíssimos exemplos de pecados que começaram com algo “inocente”.
Cuidado! As más conversações corrompem os bons costumes (1Co 15:33).

A MULHER FIEL – COM A FAMÍLIA DO NOIVO

Deus nos deixou moldes, padrões e modelos a serem seguidos. Em Hb 12:1, Deus nos diz que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas (modelos). E nos diz isso logo após sairmos do capítulo 11, conhecido como a “catedral da fé”. Padrões a serem seguidos. E mais! Acerca dessas pessoas diz que o mundo não lhes era digno! Bons demais para o mundo! Será que não são bons o suficiente para nós?
Deus nos diz para considerarmos o testemunho desses servos fiéis e deixarmos os embaraços do pecado e corrermos a carreira que nos está proposta (Hb 12:1), sempre olhando para Cristo. Lendo as escrituras e orando, busquemos sabedoria e discernimento para alcançar uma vida digna de Cristo, que deu sua vida por você.
Assim estará honrando o compromisso e aguardando o noivo.

2.5.  Refletirá Cristo.

A MULHER INFIEL – EM BUSCA DE SUA IMAGEM

A mulher tem certa fixação por espelho desde criança. Somos cativas ao reflexo que o espelho dá de nós. No Êxodo do povo judeu do Egito (Ex 38:8), entre os pertences das mulheres havia tantos espelhos que foram suficientes para construírem A pia de bronze com a Sua base de bronze.
O homem natural precisa estar constantemente contemplando seu rosto no espelho, pois ao se retirar logo se esquece de como era a sua aparência (Tg 1:23-24). Por exemplo, como era a sua face há dois anos? Só saberá se olhar fotos antigas, pois estamos constantemente mudando.

A MULHER FIEL – EM BUSCA DA IMAGEM DE CRISTO.

Que imagem Cristo quer ver em nós? Se estivermos olhando para nós mesmas, só nos resta a escravidão e a tirania do espelho alguém imperfeito e uma imagem que se corrompe com o tempo.
Ao contrário, se estivermos com os olhos em Cristo, a Bíblia nos mostra a imagem de Cristo, Sua glória e beleza.
Aqui há liberdade, pois estaremos olhando para Alguém que não muda nem se corrompe, porque é perfeito. Estaremos com os olhos fitos no céu.
2 Co 3:18 – E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.
Cristo veio resgatar a imagem perdida do homem.
Esta é a imagem que Deus quer ver em nós: a imagem do seu filho.

Conclusão

E o que divide, separa e estabelece a diferença entre estes dois grupos de mulheres? A cruz de Cristo.
Nosso desafio foi identificar como vivem as mulheres fiéis que tem seus olhos fixados no noivo. Verifiquemos em nossos corações se estamos em busca do amor do mundo ou olhando para Cristo. Aguardamos a celebração do amor eterno que o Pai nos dedicou?
Reconhecemos a noiva de Cristo em nós. Se reconhecemos a noiva de Cristo em nós, então somos aquelas que estão...

 “Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. ” Hebreus 12:2

Que o Nosso Senhor abençoe a todas nós. Amém.

Manaus/AM
Março/2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário